Dica do Dia

Dica do Dia

5 de Março de 2015

O que temos para hoje??

ELEANOR & PARK

71LkLmxqgjL

SINOPSE

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

O QUE EU ACHEI

Antes de começar acho que você tem o direito de saber que vem por aí uma sequencia confirmada pela autora, YAAAY!! Enfim, o livro foi tão incrível que chorei, ri e amei logo de cara. Consegui me conectar com a personagem principal a ponto de largar o livro só quando realmente tivesse acabado, eu geralmente sou a maior estraga prazeres, leio muito rápido. Finalizei a leitura em uma manhã inteira dedicada a conhecer Eleanor e Park.

A história se passa em 1986, o que torna tudo tão mágico pelo jeito que falam das bandas tipo The Beatles, The Smiths e etc. Mas o que me flagrei pensando por dias após a leitura foi no preconceito. Há três décadas atrás de certeza era pior. E Eleanor precisava enfrentar todo o preconceito que sofria. Tanto na escola quanto em casa.

Park é um jovem asiático meio geek por amar ler quadrinhos, que de fato é o que acaba aproximando o casal. Eleanor não é o que chamamos de uma menina comum, ela é gorda, com cabelos rebeldes e mega cacheados ruivos e um estilo nada convencional de se vestir.

E então lemos a primeira ida no ônibus escolar. O que não se trata de amor a primeira vista. Park a olhou e de cara não gostou do que viu. Então faz o possível para ficar longe. Semanas se passam no livro em que os protagonistas não se falam de jeito nenhum, Inclusive Park começa a ter uns pensamentos bem maldosos sobre Eleanor. O romance demora um pouco para aparecer, mas quando aparece aquece o coração do leitor em cada conversa.

A leitura é do tipo que eu acho que cada livro tinha que ser: Alternada. Em um capítulo a visão de Eleanor e no outro a de Park. Gosto muito porque consigo enxergar o relacionamento realmente acontecendo para os dois. Eu confesso que ainda o livro sendo tudo que eu queria ler, parte de mim precisava de um final diferente… Mais completo… Mas ainda sim eu recomendo a leitura.

MELHOR QUOTE

“Porque não importa pra mim, Park. Se você gostar de mim, eu juro por Deus, nada mais importa.”

“Eleanor, quantas vezes tenho que te dizer que não gosto de você?”

E então, já conheceu a história envolvente de Eleanor e Park??

Salvar

Compart. 0

You Might Also Like

Comentários