Diário

Minha história com as Palavras

8 de agosto de 2017

Fui interrogada sobre meus hábitos envolvendo minhas leituras e resolvi compartilhar um pouco sobre o mundo dos viciados em literatura! Acredite quando eu digo que alguns vícios vem para o bem na sua vida! Já parou para pensar em quantas pessoas você conhece que têm o hábito de ler? Quantos livros por ano essas pessoas costumam ler? É um fato super conhecido que é extremamente incomum encontrar pessoas com esse hábito de bobeira por aí, por mais benéfico que ele possa ser.

 

Eu consigo citar mil motivos que a leitura beneficia a vida de qualquer pessoa, me limitei a falar desses:

  • Melhora e muito a nossa capacidade e velocidade de leitura;
  • Desenvolvemos a nossa capacidade de escrita;
  • Expandimos nosso vocabulário, permitindo nos expressar melhor;
  • Ampliamos o nosso horizonte;
  • Formamos opiniões sobre diversos assuntos diferentes;
  • Distrai e nos ajuda a ter o melhor hobby do mundo!

Agora vou responder algumas perguntas curiosas que me fizeram, se você se identificar com elas, responda também!

Porque hoje você gosta de ler?

Eu acho que a leitura é extremamente importante na minha vida. Comecei a ler no ensino fundamental em uma biblioteca de escola minúscula que conseguiu mudar a minha vida! Lembro de quando levei para casa meus primeiros livros e de quando fiz o cadastro do cartão da biblioteca, foi uma emoção sem fim! Eu era nova porém já imaginava como seria ler aqueles livros com 600 páginas.

É correto afirmar que hoje eu leio por amor! Amo quando começo uma leitura nova e esqueço de tudo. Adentro nas páginas do livro de corpo e alma e fico imersa aquela história. Quem nunca não é mesmo?

Qual foi teu primeiro livro?

Essa é difícil! Não sou aquelas pessoas com a melhor memória do mundo e eu sou grata por isso porque sempre que eu quero eu releio algum livro que eu amei muito e sinto toda aquela nostalgia da leitura anterior haha! Meu chute é que o primeiro livro que li foi:

Sinopse

Este livro trata de uma bela história de amizade entre a menina Linéia e o velho Seu Silvrestre. Seu Silvestre é vizinho de Linéia e gosta muito de cuidar de jardim. Ele é um jardineiro aposentado. Ele também aprecia muito os quadros do pintor Claude Monet, que era paisagista e construiu, junto com sua família, uma casa cor-de-rosa nos arredores de Paris, com lagos, plantas aquáticas, ponte japonesa e muitas flores. Tudo isso para compor paisagens e ele poder pintar.

Ficha técnica

Ilustrador: ANDERSON, LLENA
Editora: SALAMANDRA
Ano:  1992
Nº de Páginas:  50

 

Você já achou chato ler?

Para não falar nunca… Teve um dia que eu precisei ler um livro didático chamado Memórias Póstumas de Brás Cubas por Machado de Assis e foi horrível haha. Tive que sair da escola para aprender a amar ler os clássicos da literatura brasileira ♥

É necessário ler pra escrever?

Ler é bem diferente que escrever. Mas ainda sim é algo que pode ser visto de outra forma. Calma, vou explicar. A leitura complementa a sua escrita. Como eu já falei ali em cima, você lendo consegue expandir sua mente de certa forma que quando for escrever algo ou até argumentar a respeito de determinado assunto pode dominar as palavras e fazer com que seu texto flua sem impedimento nenhum.

Tem algum local que você se ver lendo?

Já me imaginei lendo num café em Paris haha Quem sabe um dia….

Achei na internet uma TAG que foi respondida por diversas blogueiras do mundo literário, confira minhas respostas!

1. Quando você lê? (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo)

Eu gostava MUITO de ler no ônibus! A coisa mais normal do mundo era ignorar conhecidos que queriam puxar papo no transporte público haha! Acontece que inclusive já até me derreti de tanto chorar lendo o final de Mentirosos dentro do famoso busão. Enfim, são tantas histórias.

Agora que eu já não disponho de passar 2 horas diárias no transito, eu costumo ler durante as horas tranquilas no trabalho, durante aulas chatas e em qualquer lugar graças ao kindle que virou o grande amor da minha vida! Sempre tenho o que ler nele e é muito mais fácil que carregar um livro todo dia por aí como eu sempre fazia! Imagina só você andar dia e noite com um livro do George R. R. Martin na bolsa?

2. Você lê apenas um livro de cada vez?


As vezes quando o inicio de um livro é meio cheio de vários tédios e parado eu alterno a leitura. Mas como eu leio apenas livros que me interessam muito ou até que me indicam isso raramente acontece!

3. Qual seu lugar favorito para ler?


Qualquer lugar é um bom lugar. Na verdade eu AMO ler na cama, ou quando chove e tudo fica calmo só com o barulho da chuva lá fora, alguém aí já leu assim? É maravilhoso!

4. O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste o filme?


O livro e o filme são extremos tão doidos que eu não tenho nem dúvidas ao dizer que escolho para sempre ler o livro primeiro! Amo como a minha imaginação voa ao ler a descrição de uma pessoa, um lugar ou até mesmo de uma comida diferente que o personagem sempre faz!

5. Qual formato de livro prefere? (áudio-livro, e-book ou livro físico)


Se me perguntassem isso há um ano talvez eu ainda erguesse a bandeira do Livro físico. Mas hoje com certeza não me vejo mais sem meu Kindle e melhor amigo inseparável. Acho que já inclusive cansei dessa luta toda cheia de lados, gosto de quem aceita os gostos individuais que temos. O importante afinal é ler e compartilhar dicas de livros incríveis pros seus amigos não ficarem de fora também!

E sim, eu reconheço que poucas coisas na vida são melhores que sentir cheirinho de livros!

6. Você tem algum hábito exclusivo ao ler?


Eu nunca vou entender as pessoas que gostam de grifar nos livros as frases, dobrar as folhas e etc, mas né vida que segue! Meu hábito exclusivo deve ser anotar na minha agenda sempre todos os livros que já li no ano, nesse ano eu até aperfeiçoei e comecei a fazer uma planilha online que funciona como um catálogo do que eu li, de quantas estrelas eu dei para essa leitura, se já resenhei ou não.. Chamei de diário de leitura e se alguém quiser dar uma olhada é só pedir nos comentários que eu compartilho com você!

7. As capas de uma série têm que combinar ou não importa?

Eu confesso que amo quando além de uma história incrível o livro tenha uma capa toda linda! E quando o livro tem sequências sempre é legal colecionar eles porque cada capa se complementa e enfim eu amo! Esse deve ser um dos motivos para estar vendendo meus livros haha Preciso de espaço para mais livros!!

É isso gente! E vocês, o que responderiam? Lembrando que quem quiser responder sinta-se à vontade  ♥ Beijos e até a próxima! 

Salvar

Salvar

You Might Also Like

No Comments

Comentários