Indicações

Do livro ao filme

31 de agosto de 2017

O que um romance de 1984 faz em Beverly hills? O que diabos tem a ver Emma com Cher? E por que amamos tanto essas personagens cheias de opinião? Nessa semana vi na TV umas mil vezes o filme: As Patricinhas de Beverly Hills e resolvi falar um pouco dele por aqui para quem ainda não viu e pra quem já viu ficar com vontade de rever!

Enquanto Emma segue os moldes de um filme de época bem tradicional feito para agradar geralmente o público feminino, As Patricinhas de Beverly Hills foi moldado à imagem e perfeição para ter cheirinho de sucesso entre os jovens do mundo todo. Para inicio de conversa a protagonista, conhecida como Alicia Silverstone, chegava no seu auge apos algumas participações em clips da banda aerosmith e também em filmes comuns. Alicia viveu a jovem, órfã e rica Cher, assim como Emma ela também não tem mãe, vive com o pai, gosta de criar relacionamentos entre as pessoas que estão ao seu redor e tem à sua volta alguém que quer que ela perceba o que as convenções que ela abraça com tanto gosto tem algo de fútil e prejudicial para a formação de seu caráter.

O Livro

Emma (Gwyneth Paltrow) é bonita, rica e inteligente, e mora no campo com o pai viúvo. Com o casamento de sua governanta, Emma Woodhouse fica entediada e resolve ajudar as pessoas a serem felizes, dando conselhos amorosos e sentimentais. Porém, apesar de parecer entender do assunto, ela mesma nunca se apaixonou.

Eu amo os livros da Jane Austen, esse é mais um da longa lista de sucessos! As capas acima foram achadas online e são LINDAS né? Queria ter todas! A escrita de Jane Austen é meio devagar, até você se encontrar mergulhada na história demora um pouco. Mas por mim é uma autora necessária para os amantes da literatura.

A graça da obra de Austen é apresentação de Emma como uma grande heroína, quando na verdade ela poderia ser considerada uma personagem até detestável, afinal, ela pode estragar a felicidade de pessoas como sua amiga Harriet Smith apenas por não considerar que o Robert Martin não é um bom partido para ela. Da mesma forma, Emma julga-se tão astuta em suas crenças que é incapaz de perceber que o amor está tão perto dela mesma!

O Filme

Este filme é uma paródia de Emma situada nos anos 1990. A personagem Cher seria Emma mas não tenho certeza sobre o equivalente do senhor Knightley. Devido ao sucesso do filme no ano seguinte lançaram um seriado com o mesmo título mas com outra atriz para o papel principal. Leia mais sobre o seriado de 61 episódios no IMDb.

AMO de paixão esse filme!

O casamento arranjado por Cher é de um casal de professores, sua amiga Tai (a maravilhosa Brittany Murphy) é sempre alvo de namoros arranjados por Cher, inclusive um com Elton como no livro de Jane Austen. Se Douglas McGrath consegue recriar a época de seu filme com bela fotografia, belas paisagens e figurinos apropriados, Amy Heckerling faz exatamente o mesmo.

TUDO em Patricinhas é colorido, shoppings são templos sagrados, celulares são indispensáveis e as roupas parecem estar sempre em destaque entre Cher e suas amigas. Além disso, a trilha sonora (com Radiohead, Luscious Jackson e outras bandas badaladas dos anos 1990) ajudavam a criar o clima de uma Beverly Hills idílica, onde tudo é confortável apesar dos momentos de crise de sua protagonista (ela não consegue ser levada a sério, não consegue dirigir e quase surta quando descobre-se apaixonada por Josh).

Personagens

A melhor amiga

Nossa querida Di

O melhor boy

Josh

Aqui ele não é irmão do seu cunhado, mas o enteado de seu pai, Josh, que por estar na faculdade lê Nietzsche e percebe que Cher ainda tem salvação.

A sua monstrinha e melhor mudança

Tai

FATO CURIOSO

Looks de “As Patricinhas de Beverly Hills” continuam ícones para se inspirar e usar HOJE

Transparência

As camisas sociais transparentes são uma marca com a cara de ousada e arrumadinha da protagonista do filme.

transparencia

Xadrez

A estampa é clássica. No filme, aparece em looks que remetem o visual colegial. As meias 3/4 são outra tendência usada no filme que circula por aí desde o último ano.

Total Xadrez

Total branco

Quem não se lembra da cena em que Cher desce as escadas com um tubinho branco e discute com o pai sobre o tamanho do vestido. “Quem disse que isto é um vestido”, diz ele. E a resposta não poderia ser mais fashionista: “Calvin Klein”.

VESTIDOBRANCO

Cropped

Barriga de fora é total anos 1990. O modelo cropped usado por Dionne em 1995 tem estampa florida e faria o maior sucesso nas lojas hoje em dia.

CROPPED

Macacão jeans 

O macacão jeans no estilo jardineira pode ser encontrado facilmente pela cidade. Uma referência bacana?  Tai (Brittany Murphy) usou a peça confortável para ir a uma festa.

MACACAO

Agora me conta: Quem é mais parecida com você? Emma ou Cher?

Compart. 0

You Might Also Like

Comentários